Benefícios do treinamento funcional em circuito:

uma ferramenta para a qualidade de vida em um grupo de idosas

  • Lucas Lando de Moura
  • Bernardete Maria Backes Faculdade FASIPE
Palavras-chave: Idosas, Qualidade de vida, Treinamento funcional em circuito

Resumo

O estudo sobre os benefícios do treinamento funcional em circuito: uma ferramenta para a qualidade de vida em um grupo de idosas, teve como objetivos analisar os benefícios alcançados por um grupo de idosas na prática de um programa de exercícios na metodologia de treinamento funcional em circuito para melhora da qualidade vida, bem como averiguar os efeitos do treinamento funcional em circuito na contribuição para melhorar as capacidades físicas de força, equilíbrio e coordenação motora e verificar se a prática do treinamento funcional em circuito melhora a capacidade funcional da pessoa idosa de realizar as atividades da vida diária (AVDs) e, as tarefas instrumentais da vida diária (AIVD). Enquanto escolha metodológica realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa dos dados obtidos através dos instrumentos de aplicação do programa de treinamento funcional em circuito com registro no diário de campo e a entrevista semiestruturada com cinco senhoras idosas. A guisa da pesquisa realizada o treinamento funcional em circuito contribuiu de forma positiva trazendo benefícios para a saúde e qualidade de vida das senhoras participantes, melhorando a capacidade de força, no equilíbrio e na coordenação motora, favorecendo a realização sem maiores impasses, as atividades e tarefas instrumentais da vida diária. Nas capacidades funcionais as mudanças foram relacionadas à diminuição de dores no corpo, melhoras em questões posturais, maior capacidade respiratória e regulamentação da pressão arterial, resultados significativos para a promoção da saúde e qualidade de vida, refletindo em um envelhecimento mais ativo e elevando o nível de independência.

Biografia do Autor

Lucas Lando de Moura

Bacharel em Educação Física – Pela Faculdade de Sinop - FASIPE

Bernardete Maria Backes, Faculdade FASIPE

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Cuyo (2014). Pós-graduação em educação cultura e cidadania – UNIJUÍ (2004). Pós-graduação em práticas pedagógicas de supervisão escolar e orientação educacional – UNIC (2007). Graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Professora da Faculdade FASIPE

Publicado
2019-12-13
Seção
Artigos