A (Ir) recorribilidade dos veredictos absolutórios fundados no quesito genérico no tribunal do júri

  • Anderson Jhonatan Medeiros Batista Faculdade Fasipe Sinop
  • Murilo Estrela Mendes Faculdade Fasipe Sinop
Palavras-chave: Recurso de Apelação, Soberania dos Veredictos, Tribunal do Júri

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a possibilidade do Ministério Público, órgão acusador, de interpor o recurso de apelação contra os veredictos absolutórias fundamentados no quesito genérico no Tribunal do Júri. Para atingir o objetivo da pesquisa, a metodologia adotada foi a pesquisa básica, utilizando fontes secundárias e análise de resultados qualitativos. Serão examinadas decisões judiciais, com ênfase no STJ e STF, doutrinas e entendimentos jurídicos acerca da possibilidade de interposição de recurso de apelação nesses casos. Ao final, conclui-se que a temática ainda aguarda uma definição clara pelo Supremo Tribunal Federal que será dada pelo julgamento do tema de repercussão geral 1087. Assim, o estudo contribuirá não apenas para a compreensão do atual cenário jurídico relacionado à recorribilidade das decisões absolutórias pelo quesito genérico no Tribunal do Júri, mas também para a discussão de questões fundamentais sobre o sistema de justiça criminal no Brasil. Portanto, é de suma importância que essa questão seja tratada com o devido cuidado e análise aprofundada, considerando seus impactos no sistema de justiça como um todo.

Biografia do Autor

Anderson Jhonatan Medeiros Batista, Faculdade Fasipe Sinop

Acadêmico de Graduação, Curso de Direito. Faculdade Fasipe Sinop.

Murilo Estrela Mendes, Faculdade Fasipe Sinop

Professor Mestre em Empreendimentos Econômicos, Processualidade e Relações Jurídicas. Curso de Direito. Faculdade Fasipe Sinop.

Publicado
2024-08-20
Como Citar
BatistaA., & MendesM. (2024). A (Ir) recorribilidade dos veredictos absolutórios fundados no quesito genérico no tribunal do júri. Revista Mato-Grossense De Direito, 3(1), 4-20. Recuperado de http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAD/article/view/332