Habilidades sociais educativas para professores da educação infantil

  • Monica Mendes Waechter Centro Universitário FASIPE
  • Luiza Alvarenga Marques de Medeiros Centro Universitário FASIPE
  • Marli Chiarani Centro Universitário FASIPE
Palavras-chave: Educação Infantil, Habilidades Sociais, Habilidades Sociais Educativas

Resumo

Entende-se que ser educador requer, além das habilidades metodológicas instrumentais, preparo para auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades interpessoais importantes, como comunicação, resolução de conflitos e empatia, sendo essenciais para seu sucesso acadêmico e pessoal. Portanto, este artigo teve como objetivo despertar a importância das Habilidades Sociais Educacionais (HSE) para professores de Educação Infantil. Partiu-se da premissa de que muitos professores não compreendem a influência que exercem sobre os estudantes, levantando-se, por isso, a seguinte problemática: qual o impacto da falta de HSE em educadores durante o manejo dos conflitos interpessoais entre os estudantes e entre estudantes e os professores nos ambientes educacionais infantins? Para responder a essa problemática, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e descritiva, recorrendo ao Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), livros e revistas que dissertam sobre o conceito de Habilidades Sociais, enfatizando a classe das Habilidades Sociais Educativas, e as estratégias práticas para exercê las. A presente pesquisa beneficia a comunidade escolar ao apresentar, aos professores, novos recursos comportamentais para a relação educador-aluno. Favoreceu a Psicologia Educacional através do trabalho preventivo, identificando e promovendo estratégias assertivas para a resolução de conflitos e possibilitando recursos para que a escola seja um ambiente de aprendizagem seguro e positivo.

Biografia do Autor

Monica Mendes Waechter, Centro Universitário FASIPE

Acadêmica de Graduação, Curso de Psicologia, Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE

Luiza Alvarenga Marques de Medeiros, Centro Universitário FASIPE

Professora Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Curso de Psicologia, Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE.

Marli Chiarani, Centro Universitário FASIPE

Professora Mestre em Letras, Curso de Psicologia, Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE

Publicado
2024-08-08
Como Citar
WaechterM., MedeirosL., & ChiaraniM. (2024). Habilidades sociais educativas para professores da educação infantil. Revista Mato-Grossense De Gestão, Inovação E Comunicação, 3(1), 91-108. Recuperado de http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/319