http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/issue/feed Revista Mato-grossense de Gestão, Inovação e Comunicação 2024-08-08T23:58:10+00:00 Ana Flavia Soares revistacientifica@unifasipe.com.br Open Journal Systems Psicologia; Gestão; Administração; Ciências Contábeis; Contabilidade; Sistemas; ADS; Tecnologia da Informação; Inovação http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/307 Relevância informacional da demonstração do valor adicionado e demonstração do fluxo de caixa após a obrigatoriedade da elaboração 2024-08-08T23:58:07+00:00 Ana Flávia Soares contadoraanaflavia@hotmail.com Bruna Socreppa bruna.socreppa@unemat.br <p>A pesquisa analisou se a informação contábil alterou a percepção do acionista sobre a relevância da informação contábil como consequência da regulamentação da elaboração da Demonstração do Valor Adicionado e da Demonstração do Fluxo de Caixa. A base de dados utilizadas foram os Demonstrativos Financeiros de empresas de capital aberto, do ano de 2006 a 2016, coletados Base de Dados Economática® e, através de coleta manual, os dados da DVA nos sites das empresas de capital aberto. Como proxies de informação contábil foram utilizados o fluxo de caixa operacional e o valor adicionado. Os resultados indicam que, tanto a DFC e a DVA divulgadas de forma voluntária são estatisticamente significativas e positivas. Diante do exposoto, verificou-se que há distinção entre a divulgação da informação contábil realizada de forma voluntária, da divulgação realizada de forma obrigatória. Diante dos resultados, inferiu-se, que a informação contábil, quando divulgada de forma voluntária, é percebida de forma melhor do que quando exigida sua divulgação.</p> 2024-08-08T21:18:24+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/312 A Influência do funk no aumento do comportamento feminino sexualizado na sociedade 2024-08-08T23:58:07+00:00 Ágatha Stéfani Martins de Oliveira agathamartinsoliveira@gmail.com Gabriela Neves Paula de Souza psicologia@unifasipe.com.br Jaqueline Sampietro de Souza jaky_sampietro@hotmail.com <p>A música, assim como os seres humanos, passou por muitas transformações no percurso da história. Entretanto, em todas as civilizações em que se tem registro sobre a arte da música, ela foi um meio de simbolizar os sentimentos, felicidade, tristeza, equilíbrio, adoração aos deuses, formas de diálogo e representação artística. A utilização das letras em um meio social menos favorecido elenca a cultura da sua realidade cotidiana, refletindo a incidência da violência, no entanto, outros aspectos são abordados como referência de poder. É sabido que o ser humano desde os primórdios tem uma grande necessidade de viver em grupo, até por uma questão de sobrevivência e com o decorrer do processo evolutivo as ligações sociais foram crescendo. A autoestima está ligada diretamente ao bem-estar e saúde mental do indivíduo, associada ao quanto o indivíduo está satisfeito ou insatisfeito, quando se manifesta de forma positiva normalmente o sujeito se mostra mais proativo, confiante, competente e valorizado. O processo de revisão de literatura trata-se de uma busca, análise e descrição em uma temática inclusa em um campo do conhecimento com a proposta de identificar respostas a uma questão de pesquisa específica, sendo essa a base utilizada para a investigação desse estudo científico.</p> 2024-08-08T21:28:29+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/314 A Importante consideração da espiritualidade em contribuiação com a área de psicologia 2024-08-08T23:58:07+00:00 Gabriel Benedit de Souza gabrielbenedit@hotmail.com Adneides Lucas Nogueira adneides@yahoo.com Jaqueline Sampietro de Souza jaky_sampietro@hotmail.com <p>A espiritualidade é um conceito amplo e complexo que engloba a busca e a conexão com o significado mais profundo da vida, a transcendência, valores e crenças que vão além do material e físico. É uma dimensão humana que envolve a exploração de questões existenciais e a busca por um propósito maior. O objetivo geral foi analisar profundamente o comportamento do profissional de psicologia diante de casos que envolvam espiritualidade. A presente pesquisa adota uma metodologia de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva, com o objetivo de analisar, investigar e estudar o tema proposto. A abordagem qualitativa permite estimular a reflexão e o pensamento dos envolvidos, emergindo aspectos subjetivos e motivando respostas não explicitamente ou conscientemente declaradas. Os dados utilizados nesse estudo foram obtidos de livros e artigos científicos, tanto nacionais quanto internacionais, presentes na base de dados eletrônica SCIELO. Logo, questiona-se: Como se faz o comportamento do profissional de psicologia diante de casos que envolvam a espiritualidade? Para uma maior compreensão da complexibilidade do tema relatado, foi traçado uma linha temporal desde os séculos passados até a atualidade, com o objetivo de demonstrar como a espiritualidade possui grande relevância no campo da saúde mental desde sempre, bem como se sucedeu o avanço das noções psicológicas e espirituais até o atual momento, deixando evidente a dimensão existente em um assunto que muitas vezes é abordado de forma individual e não em sua multidimensionalidade, como é o caso da espiritualidade.</p> 2024-08-08T00:00:00+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/316 Saúde mental e trabalho docente 2024-08-08T23:58:07+00:00 Iego Gabriel Aguiar Pentiado psicologia@unifasipe.com.br Eloisa de Souza Lima eloisadelima@hotmail.com Jaqueline Sampietro de Souza jaky_sampietro@hotmail.com <p>A sobrecarga de trabalho, a falta de reconhecimento profissional, os baixos salários e os conflitos com colegas e alunos foram identificados como principais agravantes presentes no contexto laboral dos professores. Como consequência, podem gerar sintomas de ansiedade, medo e insegurança. É notável que esses profissionais da educação enfrentam diversos desafios em seu contexto de trabalho, ficando vulneráveis e sujeitos ao agravamento da saúde mental. Diante dessa situação, fica claro que se trata de uma questão de extrema importância, pois a saúde mental é fundamental para o bem-estar dos professores e para o bom funcionamento do sistema educacional como um todo. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo identificar as possíveis demandas laborais que podem contribuir para o agravamento da saúde mental, influenciando negativamente o profissional da educação em seu cotidiano, seja interpessoal, social ou profissional. Desta forma, a pesquisa objetivou entrevistar os professores atuantes nas escolas da região de Sinop-MT, para identificar sua condição em relação à saúde mental e ao trabalho docente. O presente estudo possui um caráter quantitativo e qualitativo. Quanto à coleta de dados, foi utilizada a plataforma Google Forms para a elaboração, compartilhamento, levantamento de dados e análise de resultados. Os desfechos da pesquisa mostram que, apesar das condições de trabalho, carga horária, ambiente e clima relativamente favoráveis percebidos pelos professores, ainda há uma prevalência do agravamento da saúde mental desses profissionais.</p> 2024-08-08T21:43:06+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/318 Síndrome de burnout 2024-08-08T23:58:08+00:00 Leliane Carla Padilha Paulino lilipadilhaster@gmail.com Ana Paula Pereira Cesar anapaula_pereirac@hotmail.com Jaqueline Sampietro de Souza jaky_sampietro@hotmail.com Adilson Lisboa Tavares adilsonlisboatavares@gmail.com <p>O termo Burnout, traduzido do inglês, significa queimar até a exaustão, até não ter mais energia. Assim, a Síndrome de Burnout ocorre quando o trabalho começa a perder seu real significado para o indivíduo, ou seja, o trabalho torna-se um processo desgastante como se qualquer ação se constituísse inútil ao contexto. É uma síndrome que pode afetar qualquer tipo de trabalhador em todas as áreas de atividade. A Psicologia Organizacional preocupa-se em analisar e investigar o comportamento humano e a subjetividade dos indivíduos no ambiente das organizações. O objetivo geral deste estudo foi analisar a atuação do psicólogo organizacional na identificação das causas e tratativas frente à Síndrome de Burnout. Quanto aos procedimentos metodológicos para elaboração deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter descritivo e qualitativo, abordando a Síndrome de Burnout e a atuação do psicólogo organizacional. Deste modo, para compreender os resultados obtidos pelo instrumento, foi realizada uma análise qualitativa e quantitativa do conteúdo das respostas das entrevistas estruturadas, buscando, em cada uma delas, identificar como os objetivos descritos foram atendidos, utilizando a pesquisa bibliográfica como um referencial teórico para identificar um núcleo comum das respostas dos diferentes participantes. Após cuidadosa pesquisa em um laboratório de análises clínicas de Sinop/MT, com 28 funcionários de diferentes setores, foi possível identificar que alguns funcionários da organização apresentaram sintomas relacionados ao estresse. Esses sintomas foram observados em diferentes graus e manifestaram-se de forma individualizada em cada colaborador. No entanto, não foi possível caracterizar a presença da Síndrome de Burnout de acordo com os critérios estabelecidos pelos manuais de diagnóstico.</p> 2024-08-08T21:52:09+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/319 Habilidades sociais educativas para professores da educação infantil 2024-08-08T23:58:08+00:00 Monica Mendes Waechter monicamendes2@hotmail.com Luiza Alvarenga Marques de Medeiros luiza@medeirosemarques.com Marli Chiarani m_chiarani@hotmail.com <p>Entende-se que ser educador requer, além das habilidades metodológicas instrumentais, preparo para auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades interpessoais importantes, como comunicação, resolução de conflitos e empatia, sendo essenciais para seu sucesso acadêmico e pessoal. Portanto, este artigo teve como objetivo despertar a importância das Habilidades Sociais Educacionais (HSE) para professores de Educação Infantil. Partiu-se da premissa de que muitos professores não compreendem a influência que exercem sobre os estudantes, levantando-se, por isso, a seguinte problemática: qual o impacto da falta de HSE em educadores durante o manejo dos conflitos interpessoais entre os estudantes e entre estudantes e os professores nos ambientes educacionais infantins? Para responder a essa problemática, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e descritiva, recorrendo ao Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), livros e revistas que dissertam sobre o conceito de Habilidades Sociais, enfatizando a classe das Habilidades Sociais Educativas, e as estratégias práticas para exercê las. A presente pesquisa beneficia a comunidade escolar ao apresentar, aos professores, novos recursos comportamentais para a relação educador-aluno. Favoreceu a Psicologia Educacional através do trabalho preventivo, identificando e promovendo estratégias assertivas para a resolução de conflitos e possibilitando recursos para que a escola seja um ambiente de aprendizagem seguro e positivo.</p> 2024-08-08T22:14:46+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/320 O Papel da psicologia positiva no desenvolvimento da inteligência emocional em cargos de liderança 2024-08-08T23:58:08+00:00 Natalia Bordignon Rieger nataliarieger1@gmail.com Ana Paula Pereira Cesar anapaula_pereirac@hotmail.com Marli Chiarani m_chiarani@hotmail.com <p>Este estudo bibliográfico teve como objetivo demonstrar o papel da Psicologia positiva no desenvolvimento da Inteligência Emocional em cargos de liderança. Sabe-se que tarefas são executadas por pessoas, portanto, construir relacionamentos positivos durante as tarefas é um grande desafio para os profissionais responsáveis por liderar equipes, que precisam viabilizar o relacionamento interpessoal de profissionais com formações, raças, culturas, valores, legitimação das relações interpessoais e intergrupais e anseios diversos. É importante promover pesquisas científicas sobre o tema e afirmar que os líderes são responsáveis por um ambiente mais produtivo e saudável e, à medida que os ambientes organizacionais tornam-se mais exigentes, esse tema ganha cada vez mais força. O estudo foi ilustrado através de uma revisão da literatura científica com recorte dos anos 2001 a 2023 apresentando o trabalho de autores que iluminam o tema em questão, inclui síntese, referencial teórico e dados pertinentes ao tema, contemplando contextos tanto positivos como negativos. Existem diferentes perspectivas sobre os temas, conceitos e características de normalização de visões negativas. Para as conclusões deste estudo, os dados da investigação apresentados demonstraram a pertinência dos temas perante os novos desafios que os gestores e dirigentes enfrentam no mercado de trabalho, centrando-se nas características e resultados alcançados. Concluiu-se que a A Psicologia Positiva e a Inteligência Emocional são cruciais para uma liderança eficaz e para a criação de um clima organizacional positivo. Líderes com autoconsciência sólida e gestão eficaz de suas emoções podem promover um ambiente de trabalho saudável. Os líderes positivos priorizam a justiça, a honestidade, a coragem e a previsão e promovem o bem-estar e o compromisso com o trabalho. Desenvolver soft skills é essencial para profissionais completos. Uma liderança eficaz envolve diálogo aberto, escuta ativa, tratamento igualitário de todos os membros da equipe, reconhecimento do sucesso e atitudes positivas, oferta e solicitação de feedback. Uma liderança deficiente pode causar perdas significativas a uma empresa, incluindo resultados comprometidos, baixa retenção de talentos e um clima de negócios comprometidos.</p> 2024-08-08T22:26:27+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/321 Fatores psicossociais enfrentados por mães adolescentes 2024-08-08T23:58:09+00:00 Ivanete Alves Santos alvessantosnetty@gmail.com Bruno Alexandre de Oliveira brunoalex12@hotmail.com Jaqueline Sampietro de Souza jaky_sampietro@hotmail.com Adilson Lisboa Tavares adilsonlisboatavares@gmail.com <p>A adolescência é uma fase do início da construção social da vida do indivíduo, e também uma transição da infância para a vida adulta, marcada por muitas transformações psicofisiológicas, na qual a sexualidade traz um importante elemento na dinâmica dessa fase da vida. Mães adolescentes enfrentam uma série de desafios psicossociais únicos devido à combinação de sua idade, ainda em desenvolvimento, com a responsabilidade de cuidar de um filho. Diante desse aspecto, o objetivo do trabalho foi apresentar os fatores psicossociais que as mães adolescentes vivenciam na sociedade. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, com buscas em sites oficiais, como: Scielo, Lilacs e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontam que as mães adolescentes enfrentam fatores psicossociais que afetam sua saúde mental, desenvolvimento pessoal e capacidade de criar seus filhos de maneira saudável e segura. Os fatores envolvem o estigma social associado à gravidez na adolescência, a necessidade de conciliar a maternidade com a educação ou o emprego, a falta de apoio familiar, a pressão financeira e as demandas emocionais relacionadas à responsabilidade de cuidar de um filho em uma fase importante do próprio desenvolvimento.</p> 2024-08-08T22:33:32+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/322 A Identificação e intervenção precoce em casos de desvio de conduta 2024-08-08T23:58:09+00:00 Jaqueline Rodrigues Bin jaquebin2014@gmail.com Poliana Freitas freitaspoli.psi@gmail.com Jaqueline Sampietro de Souza jaky_sampietro@hotmail.com <p>O Transtorno de Conduta é um distúrbio psicológico que pode ser diagnosticado na infância. Ele se caracteriza por comportamentos egoístas, violentos e manipuladores por parte da criança, os quais podem ter impacto direto no seu desempenho escolar e nas suas relações com familiares, amigos e autoridades. A gravidade do Transtorno de Conduta pode variar, sendo classificado como leve, moderado ou grave, dependendo da natureza das ações da pessoa. A psicopatia refere-se a um tipo de personalidade que se caracteriza pela ausência de sentimento de culpa, remorso e empatia em relação aos outros. O comportamento antissocial é amplamente reconhecido como um problema significativo na infância e muitas vezes é considerado como precursor de comportamentos inadequados que podem se manifestar mais tarde na vida, como abuso de substâncias, delinquência, atividades criminosas e uma existência marginal na idade adulta. O objetivo geral deste estudo foi especificar e identificar os transtornos mais comuns na infância, consequentemente os objetivos específicos foram descrever comportamentos que são considerados desvio de conduta, apontar a importância do diagnóstico precoce e verificar os critérios de transtornos e as formas de intervenção. Quanto a metodologia utilizada para elaboração deste estudo, foi através de uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico, utilizando-se de fontes secundárias coletadas através de publicações de organizações governamentais e empresas privadas; livros; registros e artigos, no período de 2000 a 2023. Conclui-se que os Transtornos de Conduta, geralmente se inicia na infância, devido alguns problemas familiares que a criança sofreu, e que o diagnóstico e a intervenção precoce com terapias ajudam a prevenir o agravamento do Transtorno de Conduta para o Transtorno de Personalidade Antissocial, ou podendo ainda a criança em fase adulta, desenvolver transtornos piores como psicopatia.</p> 2024-08-08T22:40:33+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/323 Comunicação não violenta 2024-08-08T23:58:09+00:00 Ivonete Aparecida Menezes ivonete.menezes80@gmail.com Simone Ferreira psicosimone@outlook.com Jaqueline Sampietro de Souza jaky_sampietro@hotmail.com <p>Em um aspecto analítico sobre este estudo, entende-se que o objetivo é destinado para a exploração de como pode ser aplicada a Comunicação Não Violenta (CNV) em um ambiente organizacional, assim como, mediante um estudo de caso, como esta mesma realmente é evidenciada atualmente. Sabendo-se disto, questiona-se a visão dos colaboradores do Hospital Regional sobre a CNV, abrangendo-se todo o aspecto teórico, principalmente de autores como Rosenberg (2006). Através de tudo isto, compreende-se que falta uma grande margem de autoridade no ensino e na aplicação da CNV nos ambientes dentro do Hospital Regional, mediante os dados que apresentam que a totalidade dos entrevistados não sabe, realmente, o que é uma comunicação ‘saudável’ ou ‘respeitosa’ no ambiente de trabalho. Assim, partindo-se do pressuposto de que o ambiente de trabalho exerce um papel importante na vida dos indivíduos, percebe-se que cuidar da forma como eles se comunicam nesse ambiente torna-se fundamental para promover uma atmosfera de trabalho equilibrada, o que irá refletir tanto no trabalho desenvolvido, quanto na vida de cada servidor, impactando também a sociedade. O objetivo geral deste estudo foi identificar qual a percepção dos colaboradores sobre o que é uma CNV. Para elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e quantitativo, na qual as informações seguiram de forma agrupada para, sucessivamente, serem apresentadas as conclusões acerca da visão que os colaboradores do Hospital Regional da cidade de Sinop/MT possuem sobre o que é a CNV. Conclui-se que há grande relevância na presença do psicólogo no ambiente organizacional, visando levar aos colaboradores a importância de se trabalhar em um local onde todos conheçam e busquem melhorar a comunicação um com outro, para que, assim, diminua cada vez mais a CV dentro do ambiente de trabalho.</p> 2024-08-08T22:48:13+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/324 Estratégias para diminuição da evasão escolar na ótica da psicologia escolar e educacional 2024-08-08T23:58:09+00:00 Ana Carolina Figueira Santos psicarolina.anas@gmail.com Marli Chiarani m_chiarani@hotmail.com Simone Ferreira de Souza de Oliveira psicosimone@outlook.com <p>A evasão escolar é um assunto que vem sendo cada vez mais estudado em meios científicos e isso se justifica pelos impactos ocasionados por esse evento. As causas são as mais diversas como, por exemplo, o pouco incentivo familiar que, muitas vezes, acontece por falta de escolaridade dos próprios familiares ou cuidadores. A necessidade de que a criança ou adolescente trabalhe para complementar a renda familiar também é um fator ativo e comum a ser encontrado, além da falta de preparo de parcela dos profissionais e a exclusão nas escolas que também são uma realidade presente. A falta de comunicação entre escola e família são fatores que dificultam o processo de ensino e aprendizagem e os altos números de diagnósticos fazem com que alunos sofram com a exclusão em instituições de ensino, assim, favorecendo o processo de evasão escolar. Este trabalho abordou a perspectiva da Psicologia Escolar, destacando as dificuldades enfrentadas por alunos no ambiente escolar e os fatores que contribuem para a evasão escolar. Explorou também aspectos educacionais relacionados a crianças e adolescentes, examinando a influência da família e sua integração social. Além disso, discutiu as políticas públicas e leis que visam apoiar o público em questão. O objetivo principal foi fornecer uma visão abrangente dos diversos elementos que impactam o desenvolvimento e a permanência dos alunos na escola, considerando tanto aspectos psicológicos quanto socioeconômicos. Para a elaboração desse trabalho, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, que é o levantamento de dados na literatura tornada pública sobre o objeto em estudo. Este trabalho aponta que o psicólogo escolar pode ser usado como ferramenta de apoio na assessoria de dificuldades que, em geral, resultam na evasão escolar e, com isso, firma-se a importância desses profissionais inclusos na grade de colaboradores dessas instituições.</p> 2024-08-08T23:02:40+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/325 Prevalência de ansiedade e depressão em alunos do 1º ano do ensino médio e a correlação com o uso abusivo da tecnologia 2024-08-08T23:58:10+00:00 Patrícia Grecco Santana patriciagrecco@hotmail.com.br Luiza Alvarenga Marques de Medeiros luiza@medeirosemarques.com Jaqueline Sampietro de Souza jaky_sampietro@hotmail.com <p>O retorno das aulas presenciais, pós-período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da COVID 19, trouxe consigo mudanças explícitas no comportamento dos estudantes. O confinamento interfere nas potencialidades dos adolescentes, dificultando a aquisição de novas habilidades e capacidades, bem como as interações e as relações interpessoais, que são tão importantes na fase da adolescência. De maneira geral, muitas pessoas tiveram a saúde mental afetada pelo isolamento social, porém, o público jovem pode ter consequências irreparáveis, pelo fato de serem indivíduos ainda em processo de formação. A cidade de Sinop detém uma das maiores médias nacionais no índice de natalidade, e um número considerável de adolescentes. Por isso, considerou-se relevante identificar a prevalência de ansiedade e depressão que acomete os adolescentes com idades entre 13 e 16 anos, matriculados no 1º do Ensino Médio da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, com amostra de 75 alunos, considerando válida a aplicação de 60 questionários, no município de Sinop, Mato Grosso, analisando a correlação com o uso abusivo de tecnologias, através da utilização das técnicas quantitativas na coleta de dados, Escala de Ansiedade de Beck – BAI, utilizada para medir a ansiedade em curto prazo, com foco nos sintomas somáticos da ansiedade; Escala de Depressão de Beck – BDI, utilizada para avaliar a intensidade dos sintomas da depressão; e a Escala Mobile Phone Addiction Test – MPAT, utilizada para avaliar a dependência do uso do telefone celular. As respostas demonstraram que há prevalência de sintomas de ansiedade em 66% da amostra, com uma inclinação de tendência à depressão em 75% da amostra, e uma tendência à dependência tecnológica em 52% da amostra, indicando que há correlação entre a ansiedade, a depressão e a dependência tecnológica. Uma vez que se identifica ansiedade e depressão em níveis significativos em determinado público, sendo este público, principalmente, adolescentes, também é possível suspeitar da dependência tecnológica, concluindo-se, então, que a aplicação de estratégias para a prevenção da ansiedade, depressão e dependência tecnológica no ambiente escolar, definem-se como emergenciais na prevenção desses transtornos, no intuito de ajustar e promover saúde mental aos adolescentes, considerando que a amostra ressaltou significativa inclinação para esses transtornos.</p> 2024-08-08T23:25:39+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/326 Imposto de renda pessoa física e o conhecimento dele dentre os estudantes de ciências contábeis do Centro Universitário Fasipe - UNIFASIPE 2024-08-08T23:58:10+00:00 Stephani Vitória de Lima Gomes stephany.gomes.9279@gmail.com Caroline Andreza Wassmuth caroline.wassmuth96@gmail.com Stela Maris S. Hoffmann stelamarish@hotmail.com <p>O trabalho aborda o tema de Imposto de Renda Pessoa Física, um imposto que está relacionado a renda da população. Teve como objetivo identificar o nível de aprendizado de assuntos selecionados e relacionados ao Imposto de Renda Pessoa Física pelos alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE. A pesquisa sucedeu-se de forma aplicada, a sua abordagem quantitativa, o objetivo de forma descritivo e em relação aos procedimentos técnicos, ocorreu de forma bibliográfica com recorte temporal de 2008 até 2023 e levantamento de dados com os alunos no período de maio até junho de 2023. Foi aplicado um questionário com questões fechado e aberto para os estudantes darem sua própria opinião, isso sucedeu-se a uma parcela de alunos do curso de Ciências Contábeis. Os resultados e conclusões obtidos foram que, grande parte dos alunos obtém um nível considerado bom de conhecimento, com ressalva dos estudantes do 1º semestre do curso, e que a maioria não procura buscar por um aprendizado mais aprofundado sobre o Imposto de Renda Pessoa Física.</p> 2024-08-08T23:48:31+00:00 ##submission.copyrightStatement## http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/REMAGIC/article/view/327 Análise do perfil dos empreendedores individuais de Sinop-MT nos anos de 2020 e 2021 2024-08-08T23:58:10+00:00 Thamy Leani da Silva wathcr000@gmail.com Ana Flávia Soares contadoraanaflavia@hotmail.com Stela Maris Schutz Hoffmann stelamarish@hotmail.com <p>O Empreendedorismo tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento econômico e social, e compreender os motivos que levaram as pessoas a optarem por essa forma de negócio é de grande importância. A pesquisa teve como objetivo entender o Perfil dos Microempreendedores Individuas em Sinop – MT nos anos de 2020 e 2021. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa documental entre os anos de 2020 e 2021 que envolveu a coleta de dados secundários e análise de relatórios e estatísticas relacionadas ao Empreendedorismo e às atividades econômicas em Sinop - MT. Os resultados da pesquisa revelaram que diversos fatores influenciaram a decisão das pessoas em se tornarem MEIs em Sinop - MT nos anos de 2020 e 2021. Entre os principais motivos citados são: a busca por autonomia e independência profissional, a necessidade de uma fonte de renda diante da instabilidade econômica, a facilidade de formalização e baixa carga tributária do MEI, além da identificação de oportunidades de negócio no mercado local.</p> 2024-08-08T23:56:40+00:00 ##submission.copyrightStatement##