Aspectos relacionados à tentativa de suicídio entre os profissionais de segurança pública militares do munícipio de Cuiabá, Mato Grosso
Resumo
As tentativas de suicídio são atos cometidos por indivíduos que pretendem tirar a própria vida, no qual o desfecho não resulta em óbito. O objetivo de analisar os aspectos relacionados à tentativa de suicídio entre os policiais militares do Município de Cuiabá, Mato Grosso. Foi realizado um estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa. Fez-se um questionário estruturado, subdividido em 3 Seções: Questionário sociodemográfico, Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) e o Questionário que analisou sobre pressões sociais, trabalho e tentativa de suicídio. Resultado: Foram entrevistados 179 policiais militares, sendo 91,1% do sexo masculinos, 69,3% alegaram possuir nível superior completo; a religião mais prevalente citada foi a católica com 46,4% dos participantes, e com relação ao tempo de serviço na PM temos 31,1% de 5 a 10 anos e 28,5% de 10 a 15 anos. Rastreou através do SRQ-20 que 50,84% possui transtorno mental comum e que 12,3% refere ter ou já ter tido ideação suicida. Assim, a detecção precoce e o tratamento apropriado da tentativa de suicídio são importantes na prevenção, o que é difícil acontecer, pois, os policiais militares referem medo de falar sobre isso e serem suspenso do serviço policial ou terem outras sanções. A literatura confirma que o tema suicídio é um tema pouco discutido na estrutura organizacional militares, fato que resulta em diagnósticos tardios TMC ou em suicídio consumado
Referências
BASTOS, A.V.B, GONDIM, S.M.G. Suicídio e trabalho: Problemas conceituais e metodológicos que cercam a investigação dessa relação, revista ordem pública, Scielo, 2010.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO. Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil, 2021. Disponível em < https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-deconteudo/publicacoes/boletins/boletinsepidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf> acesso em 03 de Junho de 2022.
COLETA, D.M.S.A. COLETA, D.F.M Fatores de estresse ocupacional e coping entre policiais civis, São Paulo, 2008.
DEJOURS, C. Suicídio e trabalho: o que fazer, 2010. 16p. DURKHEIM, E. (2004), O suicídio. São Paulo: Martins Fontes.
FARIA, R.V.C. Reflexões sobre o stress e o fator humano na atividade policial, Scielo, 2009.
FRANCO, M.F. Fatores de risco, fatores protetivos e prevenção do suicido entre policiais e outros agentes da lei: Perspectiva Internacional, Rev. Psicologia: Saúde mental e Seg. Pública BHte 97-114, Scielo, 2018.
FURTADO, M.G.T. HAUER, D.R. SANTOS, B.O.R. O sofrimento psíquico de policiais militares em decorrência de sua profissão: Revisão de literatura, revista gestão & saúde (ISNN 1984-8153) Scielo, 2019.
GUIRADO, P.M.G, PEREIRA, N.M.P. Uso do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para determinação dos sintomas físicos e psicoemocionais em funcionários de uma indústria metalúrgica do vale do Paraíba/SP. (RJ, Brasil), 2016.
MIRANDA, D. BORGES, D. CANO, I. GUIMARÃES, T. NOVAES, F. RIBEIRO, S.M. FURTADO, C.C. MENEZES, R.P.L. SILVA, V.V.A. OLIVEIRA, N.M.P. REIS, S.M. SÁ,S.G.B. RIBAS, F.R. O comportamento suicida entre profissionais de segurança pública e prevenção no Brasil, Centro de estudos e pesquisa em saúde coletiva – CEPESC, 2014.
MUNIZ,J. CARUSO, H. FREITAS, F. Os estudos policiais nas ciências sociais: Em balanço sobre a produção brasileira a partir dos anos 2000, São Paulo 2018.
OLIVEIRA, C.V.R ASSIS, G.S. MINAYO, S.C.M. Impacto das atividades profissionais na saúde física e mental dos policiais civis e militares do Rio de Janeiro (RJ, Brasil) Ciência & Saúde coletiva, Scielo, 2008.
OLIVEIRA, R.L. BENEDETTI, C.O.A. Suicídio em Mato Grosso – Brasil, Cuiabá, 2018.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Prevenção do suicídio: um manual para médicos clínicos gerais, 2000.
POLICIA MILITAR. Museu da PM, c.2018. disponível em
PORTO, D. SILVA, N.D. Prevenção do suicídio na polícia militar: A percepção do problema e alguns cuidados importantes a serem tomados pelos comandantes, revista ordem pública e defesa social, Scielo, 2018.
RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Disponível em
SOARES, C.G.S, SCHLINDWEIN V.D.C. Suicídio e trabalho: uma revisão sistemática da literatura brasileira. Artigo de revisão de literatura, 2020.
SOUSA, ET AL. Abordagem na tentativa de suicídio: Manual teórico-prático para 31 profissionais da segurança pública. Edições INESP: Fortaleza, 2018.
________________. Ouvidoria da polícia de São Paulo. Uma análise crítica sobre o suicídio policial. São Paulo, 2019.
Copyright (c) 2023 Revista Mato-grossense de Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.