Queimaduras e os cuidados de enfermagem
Resumo
As queimaduras são lesões causadas sobre a pele ou outros tecidos corpóreos. Essas queimaduras são lesões decorrentes de agentes como a energia térmica, química ou elétrica que são capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular, dependendo do grau pode chegar a acometer nervos, vasos sanguíneos e ossos. A gravidade da lesão causada pela queimadura precisa ser analisada e incluem também a idade da vítima, a espessura do prejuízo na pele, o agente que causou a queimadura, a região do corpo queimado, a existência de lesão por inalação, se a vítima tem histórico médico anterior e se possuí lesão na face, períneo, mãos e pés, tudo isso precisa ser avaliado para que se classifique corretamente o tipo de queimadura que o paciente tem e que será tratada, bem como os cuidados necessários que serão dispensados em todo o processo Estima-se que no Brasil acontecem um milhão de casos de queimaduras a cada ano, 200 mil são atendidos em serviços de emergência e 40 mil demandaram hospitalização. Sendo que 50% dos casos são crianças. Portanto, percebese que o enfermeiro possui um papel muito importante na vida desses pacientes. É ele quem promove às ações, visando proporcionar conforto, segurança, bem-estar ao paciente, bem como fornece as informações cabíveis a respeito do assunto mencionado. O objetivo principal que norteia o presente estudo é descrever os principais cuidados prestados pelo enfermeiro ao paciente vítima de queimaduras. O referido trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, utilizou-se artigos que datam do ano de 2008 até o ano de 2023.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Manual de Condutas para Úlceras Neurotrópicas e traumáticas. Departamento de Atenção Básica. Área Técnica de Dermatologia Sanitária. Brasília, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_feridas_final.pdf Acesso em: 29 maio 2023.
CARVALHO, F.L. Significados da reabilitação: perspectiva de um grupo de pacientes que sofreu queimaduras e de seus familiares. [Tese de doutorado]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2010.
COELHO, J.A.B; ARAÚJO, S.T.C. Desgaste da equipe de enfermagem no centro de tratamento de queimados. Acta Paul enferm. 2010.
COSTA, E.C.F.B; ROSSI, L.A. As dimensões do cuidado em uma unidade de queimados: um estudo etnográfico. Rev. Esc. Enferm. USP.. v.37, n.3, 2013.
DUARTE, Maria de Lourdes Custódio; et al; Percepção da equipe de enfermagem sobre seu trabalho em uma unidade de queimados. Rev. Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre-RS;; v.33, n.1, p.77-84, 2012.
FALCÃO, Luiz Fernando dos reis. Primeiros socorros. Editora Martinari; São Paulo:2010.
HUDDSON. Sandra Smith, FERGUSON, Sondra G. Emergências Clinicas Abordagem, Intervenções e Autoavaliação. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanadara Koongan 2008.
JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
LIMA, Odinéia Batista Arantes; et al. A enfermagem e o cuidado a vítima de queimaduras:revisão integrativa; Revista de Enfermagem REUOL; Recife:2013; 7(esp):4944-50.
LOMBA, Marcos; LOMBA, André. Objetivo Saúde: Emergências e Atendimento PréHospitalares. 2. Ed., Olinda: Grupo Universitário, 2010.
MENDONÇA, Ricardo José; NETTO, Joaquim Coutinho. Aspectos Celulares da Cicatrização, 2009.
MURTA; Genilda Ferreira. Saberes e Práticas: guia para ensino e aprendizado de enfermagem. 7.ed. São Caetano do Sul-SP: Difusão editora, 2012 no paciente adulto hospitalizado. Rev. Enferm. UNISA, v.6, 2015.
NOBLE, J; GOMEZ. M; FISH, J.S. Quality of life and return to work following electrical burns. Burns, 2016; 32(2).
OLIVEIRA, Ilanna Vanessa Pristo de M.; DIAS, Regina Valéria da Cunha. Cicatrização de Feridas: Fases e Fatores de Influência 2012.
PIRES, Marco Túlio Baccarini; STARLING, Sizenando Vieira. Manual de urgências em pronto socorro; 9° ed.; Guanabara Koogan; Rio de janeiro:2010.
PINTO, J.M; MONTINHO, L.M.S; GONÇALVES, P.R.C. O indivíduo e a queimadura: as alterações da dinâmica do subsistema individual no processo de queimadura. Rev. Enferm. Referência. 2010.
PRUDENTE, Patrícia Mascagni; GENTIL, RosanaChami; Atuação do enfermeiro durante o atendimento pré-hospitalar a vítimas de queimaduras; Revista de Enfermagem UNISA, v.6, p:74-9, 2006.
SANTOS, Carlos Alves; SANTOS, Ariele Alves. Assistência de enfermagem no atendimento pré-hospitalar ao paciente queimado. Rev Bras Queimaduras, v.16, n.1, p.28-33, 2017.
SILVA, H.T.S. et al. Queimaduras: um estudo de caso na unidade de tratamento de queimados do Hospital Público do Oeste, em Barreiras-BA. Revista Digital de Pesquisa CONQUER da Faculdade São Francisco de Barreiras (on-line), v3, 2008.
SILVA, Roberto Carlos Lyra da; et al. Feridas: fundamentos e atualizações em enfermagem. 3.ed. São Caetano do sul-SP: Yendis Editora, 2011.
SILVERTHORN, DeeUnglaub. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada; 5.ed. Porto Alegre: Arthmed, 2010.
SMETLZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. In: Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 12ª.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
TAZIMA, Maria de Fatima G S; VICENTE, Yvone Avalloni de Morais de Andrade; MORIYA, Takachi: Biologia da Ferida e Cicatrização, 2008.
YUE, Anna. Atlas de Fisiologia Humana. Barueri, SP: Yendis, 2009.
Copyright (c) 2024 Revista Mato-grossense de Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.