Luto e tratamento paliativo
contribuições do acompanhamento psicológico para familiares de pacientes paliativos
Resumo
O luto e o tratamento paliativo são dois conceitos interligados, ambos relacionados ao enfrentamento de doenças terminais e à morte iminente. O acompanhamento psicológico tem relevância fundamental no apoio aos familiares de pacientes que vivenciam o luto, por meio de cuidado paliativo. A dor e o sofrimento não se limitam ao aspecto físico, e o psicólogo pode auxiliar o paciente a passar pelo sofrimento emocional, existencial e espiritual que muitas vezes acompanha doenças terminais. O objetivo do trabalho foi analisar a importância do psicólogo em ambientes hospitalares, principalmente em hospitais com atendimento a pacientes que necessitam de cuidados paliativos. O trabalho foi desenvolvido através de revisão de literatura, com buscas em sites oficiais, como: Scielo, Lilacs, Pubmed e BVS. Os resultados apontam que o papel do psicólogo em ambientes hospitalares, em especial em hospitais que oferecem cuidados paliativos, é de extrema importância no apoio emocional e psicossocial tanto para os pacientes em fase terminal quanto para seus familiares.
Referências
ARANTES, A. C. Q. A morte é um dia que vale a pena viver. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
ASSIS, F. E. de; FIGUEIREDO, S.E. F. M. R. de. A atuação da psicologia hospitalar: Breve histórico e seu processo de formação no Brasil. PsicolArgum, v. 37, n. 98, p. 501-512, out./dez. 2019.
CENGIZ, Z., TURAN, M., OLMAZ, D., ERCE, Ç. Care Burden and Quality of Life in Family Caregivers of Palliative Care Patients. Journal of Social Work in End-of-Life & Palliative Care, V. 17:1, p. 50-63, 2021. DOI: 10.1080/15524256.2021.1888844.
FERREIRA, A.P. de Q.; LOPES, L. Q. F.; MELO, M. C. B. de. O papel do psicólogo na equipe de cuidados paliativos junto ao paciente com câncer. Rev. SBPH, Rio de Janeiro,
v. 14, n. 2, p. 85-98, dez. 2011.
FREITAS, D.do N.; MELO, T. E. A. de; PACHECO, K. H. Cuidados paliativos no Brasil: um olhar da psicologia sobre o familiar cuidador, paciente e equipe de saúde. Maceió: Centro Universitário Tiradentes - UNIT/ AL, 2020
FREITAS, D. do N.; MELO, T. E. A. de; PACHECO, K. H. Psicologia e Cuidados Paliativos: Um Olhar a Tríade Família, Paciente e Equipe de Saúde. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - ALAGOAS, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 33, 2018.
FUKUMITSU, K. O. Vida, Morte e Luto: Atualidades Brasileiras. São Paulo: SUMMUS, 2018.
GORAYEB, R. (Org.) et al. A Prática da Psicologia no Ambiente Hospitalar. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2015.
KOVÁCS, M. J. Morte com dignidade. In: Vida, morte e luto: atualidades brasileiras. São Paulo: Summus, 2018.
NASCIMENTO, P. Psicologia do luto em tempo de covid-19: Pequeno manual para o acompanhamento de pessoas em luto persistente. Dez 2020. Ed. Learning Set.
PEREIRA, C. de A.; RIBEIRO, J. F. de S. Cuidados paliativos: Reflexões sobre a Psicologia e os cuidados paliativos para pacientes e familiares. Revista Mosaico; Universidade de Vassouras, 2020.
RIBEIRO, C. B. N., SOUZA, D. O. de, HORST, E. P. C., ALVES, E. C., ZAZATT, T.
de A. L.; FITARONI, J. A atuação do psicólogo nos cuidados paliativos. Centro Universitário de Várzea Grande-MT (UNIVAG). 2020.
ROCHI, M. A relevância do apoio psicológico para familiares das pessoas em cuidados paliativos. TCC, n. 1, p. 1–51, Criciúma-SC 2020.
SILVA, A. P. da; FARIAS, E. F. de. Cuidados paliativos: a atuação do psicólogo em uma equipe multidisciplinar. 2020.
UGIONI, S. da S. Os Fazeres do Psicólogo nos Cuidados Paliativos. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (PSI). Jul-2020.
ZAVAGLI, V., RACCICHINI, M., ERCOLANI, G., et al. Care for Carers: An
Investigation on Family Caregivers’ Needs, Tasks, and Experiences. Translational Medicine@ UniSa, 19, 54, 2019.
Copyright (c) 2024 Revista Mato-grossense de Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.