Comparativo de custos entre o sistema Light Steel Framing e sistema construtivo convencional

  • llda Maria Moura da Silva Centro Universitário Fasipe
  • Kênia Araújo de Lima Scariot Centro Universitário Fasipe
  • Andréia Alves Botin Centro Universitário Fasipe
Palavras-chave: Construção a seco, Engenharia sustentável, Redução de resíduos

Resumo

A construção civil no Brasil é um dos setores de maior importância ao desenvolvimento do país, visto que tem um crescimento considerável de demanda e de avanços tecnológicos. Em confirmação, o Light Steel Framing é um sistema industrializado, proporcionando uma obra limpa, agilidade na execução, ótimo isolamento termoacústico e redução da taxa de desperdício. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar o comparativo de custos da estrutura e vedação dos sistemas construtivos LSF e alvenaria convencional. A pesquisa foi baseada em um projeto arquitetônico de uma residência, para tanto desenvolveu-se o projeto estrutural e posteriormente a realização do orçamento em lojas da cidade de Sinop/MT. O projeto estrutural em LSF foi recebido junto com o arquitetônico e, com a realização de seu quantitativo, o orçamento por uma empresa de outro estado. O sistema Light Steel Framing apresentou um valor de 61,65% superior ao sistema alvenaria convencional, sendo a estrutura com 43,26% e a vedação em 76,32%. A diferença evidente pode ser devida falta de fornecedores em todo o país como também o tamanho da edificação.

Biografia do Autor

llda Maria Moura da Silva, Centro Universitário Fasipe

Acadêmica de Graduação, Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE.

Kênia Araújo de Lima Scariot, Centro Universitário Fasipe

Professor Mestra, em Engenharia Civil e Ambiental, Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Fasipe - UNIFASIPE.

Andréia Alves Botin, Centro Universitário Fasipe

Professora Doutora, em Biotecnologia e Biodiversidade, Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE.

Publicado
2024-06-12
Como Citar
Silva llda, ScariotK., & BotinA. (2024). Comparativo de custos entre o sistema Light Steel Framing e sistema construtivo convencional. Revista Arq-Engenharia De Mato Grosso, 3(1), 36-56. Recuperado de http://revistas.fasipe.com.br:3000/index.php/rae-mt/article/view/364