Desenvolvimento da aprendizagem significativa:
aplicação de metodologias ativas em cursos presenciais de ensino superior
Resumo
A educação precisa acompanhar a modernização em seus mais amplos aspectos (social, cultural, tecnológica, etc.). Mesmo que moderadamente, avaliando impactos das mudanças, as adaptações precisam ser feitas para que haja o cumprimento da missão no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, este estudo teve por objetivo discutir a importância das metodologias ativas em cursos presenciais de ensino superior para desenvolvimento da aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada através de abordagem qualitativa, optando-se pelo procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica através de levantamento e análise de fontes especializadas referentes ao tema em livros e artigos disponíveis em periódicos. Consolidando a percepção dos principais estudiosos das metodologias ativas, aprendizagem significativa e ensino superior, cruzando e contrapondo os diversos saberes e posicionamentos. Ficando claro que o saber se torna relevante quando vem acompanhado do “saber fazer”. Onde a comunidade educacional, educadores, educandos e sociedade fazem parte de um só processo de construção do saber, principalmente por meio da aprendizagem significativa. Ressignificando intencionalmente os valores, crenças e paradigmas dos atores deste processo, de modo colaborativo, como protagonistas.