Matriz SWOT como ferramenta de gestão estratégica:
um estudo de caso em empresas do ramo de vestuários em Sorriso/MT
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar os benefícios da utilização da matriz SWOT no planejamento estratégico de pequenas, média e grandes empresas do ramo de vestuários e permanecer forte em meio aos concorrentes. Através do referencial teórico é possível ver as definições de análise SWOT e de seus segmentos (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e o estudo de caso nas empresas de vestuários. A matriz SWOT é considerada como um instrumento de gestão estratégica, visa que o gestor veja por meio do ambiente interno (forças e fraquezas) como também por meio do ambiente externo (oportunidades e ameaças) a situação organizacional da entidade e criar estratégias para se manterem competitivas no mercado. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em treze empresas na cidade de Sorriso em que por meio de entrevistas coletou dados dos empresários, no qual elaborou-se tabelas. Por fim, os resultados obtidos mostrou como os empresários e gestores ainda estão despreparados para manter uma gestão de qualidade, os altos impostos atingem e muito as empresas em seus faturamentos e a internet é uma ferramenta muito utilizada por todas as empresas entrevistadas.