Habilidades sociais na infância

  • Luiza Alvarenga Marques Medeiros Faculdade FASIPE
Palavras-chave: Criança, Habilidade Social, Desenvolvimento Emocional

Resumo

Repertório de comportamento social adquirido ao longo das vivencias rotineiras, e que possibilita a interação assertiva de adultos e crianças frente às necessidades biopsicossociais de seu organismo, se traduz no amplo entendimento sobre o conceito de Habilidades Socias descritas ao longo desta obra por vários autores, como Zilda A. P. Prette, Vicente Caballo entre outro. Delinear e apresentar a importância da presença das Habilidades Sociais para o pleno desenvolvimento infantil, foi nuclear neste contexto, o qual evidenciou dentre outras questões o quanto a felicidade, a qualidade de vida e a sensação de plenitude podem estar presente na infância, desde que enfatizada a aquisição, desempenho e fluência das Habilidades Sociais durante esta fase. Dentre as principais classes de Habilidades Sociais imprescindíveis ao desenvolvimento infantil, destaca-se o autocontrole e expressividade emocional, civilidade, empatia, assertividade, fazer amigos, solucionar problemas interpessoais e habilidade acadêmicas, sendo promovidas principalmente por meio do feedback, modelos assertivos e reforçamento de comportamentos socialmente hábeis. Frente a importância e interfência deste conceito na saúde mental infantil, conclui-se que cabe aos profissionais da saúde, pais e educadores a busca de maior entendimento sobre o assunto, a fim de promover estratégias para o seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Luiza Alvarenga Marques Medeiros, Faculdade FASIPE

Professor Especialista, Curso de Psicologia, Faculdade de Sinop – FASIP, R. Carine, 11, Res. Florença, Sinop - MT

Publicado
2019-12-16