Custo logístico no Brasil frente ao transporte de soja brasileira e seus impactos para o preço final do produto
Resumo
A logística de escoamento brasileira para a produção gerada a cada safra não acompanhou o aumento da produção nacional. Para a compreensão do impacto no preço da soja foi realizado uma revisão bibliográfica com o objetivo geral de demonstrar os impactos que o fator logístico tem na produção de soja brasileira, e com objetivos específicos a identificação dos maiores gargalos na logística da soja brasileira, apontando os impactos destes gargalos na rentabilidade e competitividade do setor e possíveis estratégias para amenizar estes impactos. A metodologia utilizada foi a busca de informações nas plataformas Scielo e Google Acadêmico e em portais eletrônicos. Foram utilizadas as palavras-chave logística brasileira, modal rodoviário, custo da soja e escoamento da safra. O transporte de cargas no Brasil pelo modal rodoviário é responsável por 64,9% do volume total de cargas. No entanto, a malha rodoviária brasileira apresenta muitas deficiências, sendo que 78,5% não apresenta pavimento. O que pode aumentar em média 33,3% no custo do frete, sendo as regiões norte e nordeste as mais afetadas. Diante disso, conclui-se que a dependência excessiva do transporte rodoviário resultou em gargalos, congestionamentos e altos custos de transporte de cargas no Brasil.
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