Proposta arquitetônica para um instituto de amparo a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica na cidade de Sinop-MT
Palavras-chave:
Apoio, Arquitetura Social, EnfrentamentoResumo
Este estudo buscou coletar informações e analisar projetos semelhantes para fundamentar a proposta de um Instituto de Amparo e Recuperação para mulheres vítimas de violência doméstica e em condições de vulnerabilidade. Mulheres, crianças e adolescentes, principais vítimas, sofrem consequências graves e duradouras em suas vidas. O projeto buscou criar um espaço acolhedor e seguro, combinando Neuroarquitetura e Biofilia para apoiar a recuperação. Foram oferecidos cuidados adequados e treinamentos para promover a independência. Localizado em Sinop, Mato Grosso, um centro regional com maioria da população urbana, o Instituto refletirá a organização territorial necessária para atender à demanda por serviços. O método qualitativo foi utilizado para explorar questões sociais e uma pesquisa foi conduzida para entender a demanda local e a perspectiva da população. O projeto buscou explorar o potencial da arquitetura para proporcionar segurança e uma oportunidade de recomeço para as vítimas. O resultado não apenas atende a exigências técnicas e estéticas, mas também aborda de maneira sensível e eficaz as necessidades de um grupo vulnerável, proporcionando um refúgio seguro e promovendo a dignidade humana e a recuperação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Arq-Engenharia de Mato Grosso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.