A influência da neuroarquitetura em uma clínica de apoio a saúde mental e tratamento de doenças psicossociais em Sinop-MT
Palavras-chave:
Arquitetura terapêutica, bem-estar, transtornos mentaisResumo
O presente trabalho explora a neuroarquitetura como uma ciência interdisciplinar que une arquitetura e neurociência para promover o bem-estar em ambientes construídos, com foco em clínicas de tratamento de transtornos mentais, alem de investigar como a neuroarquitetura pode otimizar ambientes terapêuticos para melhorar os resultados dos tratamentos. A pesquisa qualitativa revelou que o ambiente físico influencia a saúde mental e que elementos específicos afetam o estado emocional e cognitivo, destacando a importância de criar espaços que proporcionem segurança, conforto e conexão com a natureza. A neuroarquitetura é essencial na promoção da saúde mental, mostrando que o ambiente pode impactar positivamente o bem-estar emocional e psicológico. A aplicação desses princípios em clínicas de tratamento facilita a recuperação emocional dos pacientes, evidenciando a necessidade de colaboração entre arquitetos, neurocientistas e profissionais de saúde mental para criar ambientes terapêuticos, melhorando a qualidade do tratamento e ampliando as chances de recuperação e bem-estar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Arq-Engenharia de Mato Grosso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.