Proposta de implantação de um centro de acompanhamento para crianças com transtorno do espectro autista no município de Sinop-MT

Autores

  • Emanuella Liberatti Centro Universitário Fasipe
  • Jennifer Beatriz Uveda Centro Universitário Fasipe

Palavras-chave:

Autismo, Centro de apoio, Diagnóstico

Resumo

Considerando a crescente prevalência do Transtorno do Espectro Autista, é evidente que o número de diagnósticos tem aumentado ao longo dos anos. Diante dessa realidade, é crucial a existência de um espaço que possa oferecer apoio e suporte adequados aos indivíduos com TEA, uma vez que eles enfrentam uma série de desafios mentais, sociais e motores. Este projeto tem como objetivo principal criar um centro de acompanhamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando atender tanto os habitantes de Sinop quanto toda a região do Mato Grosso. Através de uma abordagem arquitetônica, propôs a minimização do impacto ambiental, desenvolvendo um programa de necessidades capaz de suprir as demandas do município e da região, atendendo às especificidades do Autismo. O presente trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como a aplicação de um questionário online a fim de investigar o conhecimento do assunto por populares. Cinquenta e cinco pessoas responderam ao questionário e acreditaram ser importante a implementação de um centro de acompanhamento para crianças com TEA.

Biografia do Autor

Emanuella Liberatti, Centro Universitário Fasipe

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Fasipe-UNIFASIPE

Jennifer Beatriz Uveda, Centro Universitário Fasipe

Professora Mestra em Promoção da Saúde, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Fasipe Centro Universitário

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Liberatti, E., & Uveda, J. B. (2025). Proposta de implantação de um centro de acompanhamento para crianças com transtorno do espectro autista no município de Sinop-MT. Revista Arq-Engenharia De Mato Grosso, 3(1), 38–56. Recuperado de https://revistas.fasipe.com.br/index.php/rae-mt/article/view/495