A Neuroarquitetura aplicada em uma nova sede para a APAE em Vera-MT

Autores

  • Pamela Girardello Centro Universitário Fasipe

Palavras-chave:

Acessibilidade, Deficiência, Inclusão

Resumo

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) desempenha um papel essencial na vida das pessoas com deficiência, buscando atender à diversidade por meio de ensino especializado, serviços de saúde, atividades de lazer e programas de
integração social. Seu objetivo é promover o desenvolvimento e a autonomia dos usuários, permitindo-lhes alcançar seu pleno potencial. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma proposta de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Vera-MT, proporcionando um local com maior segurança, acolhedor, de interação social e inclusão,  desenvolver um projeto arquitetônico em busca de como a neuroarquitetura pode ser aplicada em uma nova sede para APAE. Para fundamentar esses conceitos, foi realizado um estudo exploratório e descritivo com foco na neuroarquitetura aplicada à construção de uma nova sede para a APAE em Vera-MT. Através de questionários e entrevistas realizadas na associação, evidenciou-se a necessidade de uma nova sede que ofereça infraestrutura e acessibilidade adequadas para os alunos. A
neuroarquitetura, permite criar um ambiente planejado, acessível, e que estimule os cinco sentidos, promovendo a  aprendizagem, a inclusão e o bem-estar de todos. Assim compreende-se que o projeto arquitetônico para a nova sede da APAE em Vera-MT inclui uma estrutura que garante conforto e bem-estar para todos os usuários, com o objetivo de integrar os alunos à sociedade de forma mais eficaz. 

Biografia do Autor

Pamela Girardello, Centro Universitário Fasipe

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Fasipe -
UNIFASIPE

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

Girardello, P. (2025). A Neuroarquitetura aplicada em uma nova sede para a APAE em Vera-MT. Revista Arq-Engenharia De Mato Grosso, 3(1), 164–180. Recuperado de https://revistas.fasipe.com.br/index.php/rae-mt/article/view/502