A Arquitetura como ferramenta de melhoria na qualidade da atenção à saúde
proposta para implantação de um instituto de educação e pesquisas em saúde na cidade de Sinop-MT
Palavras-chave:
Arquitetura educacional, Atenção à saúde, Instituto de pesquisa e ensinoResumo
No final do século XIX, os avanços em práticas cirúrgicas mais seguras e na compreensão dos microrganismos como causadores de doenças infecciosas impulsionaram a criação dos primeiros centros dedicados à pesquisa em saúde. Esses centros foram essenciais no desenvolvimento inicial de vacinas e soros, fundamentais para a saúde pública. Atualmente, os Institutos de Pesquisa e Ensino mantêm sua relevância, tanto na inovação de novos insumos quanto na formação de profissionais altamente
qualificados na área da saúde. No entanto, a insuficiência de investimentos em infraestrutura para novas tecnologias, especialmente no campo da saúde, destaca a necessidade urgente de um centro dedicado à inovação, pesquisa e formação de
profissionais de saúde. O objetivo deste artigo foi investigar o contexto histórico e as características arquitetônicas necessárias para conceber um projeto que otimize a aprendizagem e o bem-estar dos usuários, com ênfase na qualidade ambiental dos
espaços. Na proposta elaborada desenvolveu-se um projeto arquitetônico de um Instituto de Educação e Pesquisas em Saúde na cidade de Sinop, Mato Grosso, que buscou melhorar o atendimento e a qualidade da assistência à saúde local. Através da análise das necessidades atuais e da integração de soluções arquitetônicas adequadas, o artigo buscou contribuir para a criação de um ambiente que potencialize a eficiência das atividades e promova um impacto positivo na formação e na prática profissional.
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