Neuroarquitetura aplicada a revitalização da APAE de Apiacás - MT

Autores

  • Thauane Gomes da Costa Centro Universitário Fasipe
  • Valesca Raquel Ferreira de Matos Centro Universitário Fasipe

Palavras-chave:

Arquitetura Sensorial, Educação Social, Inclusão social, Psicologia das cores

Resumo

Este artigo explora a aplicação da neuroarquitetura na revitalização da APAE de Apiacás, MT, visando criar um ambiente mais inclusivo e estimulante para pessoas com deficiência. A pesquisa analisou a interseção entre arquitetura e neurociência,  propondo soluções que considerem as necessidades sensoriais e cognitivas dos usuários. Os resultados indicam que a implementação de princípios de neuroarquitetura pode melhorar significativamente a experiência dos usuários e promover a inclusão. Através de uma revisão de literatura e estudos de caso, esse trabalho buscou fundamentar a importância de um ambiente arquitetônico adaptado às necessidades específicas de crianças, jovens e adultos com deficiência.

Biografia do Autor

Thauane Gomes da Costa, Centro Universitário Fasipe

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Fasipe –
UNIFASIPE

Valesca Raquel Ferreira de Matos, Centro Universitário Fasipe

Professora Especialista em Docência para Ensino Superior, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro
Universitário Fasipe – UNIFASIPE

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Costa, T. G. da, & Matos, V. R. F. de. (2025). Neuroarquitetura aplicada a revitalização da APAE de Apiacás - MT. Revista Arq-Engenharia De Mato Grosso, 3(1), 233–249. Recuperado de https://revistas.fasipe.com.br/index.php/rae-mt/article/view/506