A atuação do cirurgião–dentista em atividades de promoção da saúde para crianças

  • Mariana Barbieri Faculdade FASIPE
  • Linai Trevisan Roggia Faculdade FASIPE
  • Marcia Alves Ferreira Faculdade FASIPE
  • Adriano Batista Barbosa Faculdade FASIPE
  • Katieli Fagundes Gonçalves Faculdade FASIPE
Palavras-chave: Criança, Saúde Bucal, Prevenção Primária, Promoção da saúde

Resumo

De acordo com a etiologia da doença cárie e seus principais fatores de risco é de suma importância o processo de ensino-aprendizagem através da introdução do cirurgião-dentista em estratégias a fim de promover e garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal de modo a reverter quadros da doença. Desta maneira, quando a educação em saúde bucal é levada de forma precoce induz a aquisição de conhecimento e habilidades referente a atitudes mais saudáveis pelas crianças que poderão perdurar ao longo da vida dos mesmos, e consequentemente diminuir, de forma significativa, a prevalência da doença cárie, tendo em vista a saúde geral e a qualidade de vida da população. Anteriormente as ações de saúde bucal ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS) eram incapazes de solucionar os principais problemas da população. Em contrapartida o Ministério da Saúde lançou uma política na qual, a saúde bucal passou a ser ofertada de forma integral, na Atenção Primária a Saúde e a criação de uma rede de serviços de atenção em saúde bucal no SUS, resgatando a cidadania da população brasileira. Com a finalidade de evitar a estagnação do processo ensino-aprendizado, determinado pela falta de interesse das crianças, é importante que as atividades sejam prazerosas, desta maneira, o lúdico pode ser um simplificador desse método. Sendo assim, o referido trabalho por meio de uma revisão de literatura, teve por objetivo demonstrar a importância das atividades de promoção da saúde focadas nas crianças, direcionado às práticas individuais e coletivas desempenhadas pelos cirurgiões–dentistas, bem como inferir sobre as fragilidades e dificuldades da atuação dos mesmos e identificar as principais falhas no processo de educação em saúde. Desta forma, observa-se que as estratégias para promover a saúde bucal devem ser intensificadas de modo a obter melhores resultados nas pesquisas nacionais, além de prover um cuidado humanizado, abrangente, qualificado, resolutivo para as crianças. Surgindo, então, a necessidade de uma atuação precoce, com a finalidade de manter a saúde, antes mesmo de prevenir a doença.

Biografia do Autor

Mariana Barbieri, Faculdade FASIPE

Acadêmico em Graduação, Curso de Odontologia, Faculdade de Sinop – FASIPE

Linai Trevisan Roggia, Faculdade FASIPE

Professora Especialista Adjunto da disciplina de Odontopediatria, Curso de Odontologia, Faculdade de Sinop – FASIPE

Marcia Alves Ferreira, Faculdade FASIPE

Professora Doutora Titular da disciplina de Estratégia de Saúde da Família, Curso de Odontologia, Faculdade de Sinop

Adriano Batista Barbosa, Faculdade FASIPE

Professor Especialista Titular da disciplina de Odontologia Social e Preventiva III, Curso de Odontologia, Faculdade de Sinop – FASIPE

Katieli Fagundes Gonçalves, Faculdade FASIPE

Professora Mestre Orientadora e Titular da disciplina de Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva II, Curso de Odontologia, Faculdade de Sinop FASIPE

Publicado
2019-02-08