Jornalismo multiplataforma nas redes sociais digitais

a relação entre o portal g1 e seu perfil no Instagram

Autores

  • Társis Augustinho de Souza de Paula Centro Universitário Fasipe
  • Débora Pereira Lucas Costa Centro Universitário Fasipe

Palavras-chave:

Redes sociais, Jornalismo Participativo, Grupo Globo

Resumo

Atualmente, as redes sociais são consideradas veículos de comunicação, pois servem como fontes de informação para diversas pessoas, o que faz com que várias empresas de jornalismo criem perfis ou páginas nesses ambientes, replicando seu conteúdo noticioso ou produzindo diretamente para essas plataformas. Exemplo disso é o portal g1, objeto de estudo deste trabalho, por ser referência em jornalismo digital. O objetivo deste estudo de caso é analisar as características adotadas pelo portal de notícias da Globo em sua conta na rede social Instagram, observando as estratégias adotadas para uma comunicação multiplataforma. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, que direciona para a conclusão que a empresa Globo opta por utilizar o Instagram como plataforma de publicidade para as matérias do site g1, não produzindo conteúdo exclusivo para a rede social, mas utilizando os assuntos debatidos nesses ambientes para pautar suas reportagens – tornando-se um exemplo de jornalismo participativo e gatewatching – e, ao analisar a ordem de leitura e disposição das informações, é estabelecida uma relação com base na teoria da Pirâmide Deitada.

Biografia do Autor

Társis Augustinho de Souza de Paula, Centro Universitário Fasipe

Graduado em Jornalismo. Curso de Comunicação Social - Jornalismo. Centro Universitário Fasipe - UNIFASIPE

Débora Pereira Lucas Costa, Centro Universitário Fasipe

Professora Doutora em Linguística. Curso de Comunicação Social – Jornalismo. Centro Universitário Fasipe –
UNIFASIPE

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Paula, T. A. de S. de, & Costa, D. P. L. (2024). Jornalismo multiplataforma nas redes sociais digitais: a relação entre o portal g1 e seu perfil no Instagram. Revista Mato-Grossense De Gestão, Inovação E Comunicação, 2(2), 33–51. Recuperado de https://revistas.fasipe.com.br/index.php/REMAGIC/article/view/393