Jornalismo multiplataforma nas redes sociais digitais
a relação entre o portal g1 e seu perfil no Instagram
Palavras-chave:
Redes sociais, Jornalismo Participativo, Grupo GloboResumo
Atualmente, as redes sociais são consideradas veículos de comunicação, pois servem como fontes de informação para diversas pessoas, o que faz com que várias empresas de jornalismo criem perfis ou páginas nesses ambientes, replicando seu conteúdo noticioso ou produzindo diretamente para essas plataformas. Exemplo disso é o portal g1, objeto de estudo deste trabalho, por ser referência em jornalismo digital. O objetivo deste estudo de caso é analisar as características adotadas pelo portal de notícias da Globo em sua conta na rede social Instagram, observando as estratégias adotadas para uma comunicação multiplataforma. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, que direciona para a conclusão que a empresa Globo opta por utilizar o Instagram como plataforma de publicidade para as matérias do site g1, não produzindo conteúdo exclusivo para a rede social, mas utilizando os assuntos debatidos nesses ambientes para pautar suas reportagens – tornando-se um exemplo de jornalismo participativo e gatewatching – e, ao analisar a ordem de leitura e disposição das informações, é estabelecida uma relação com base na teoria da Pirâmide Deitada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Mato-grossense de Gestão, Inovação e Comunicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.