Aspectos relacionados à tentativa de suicídio entre os profissionais de segurança pública militares do munícipio de Cuiabá, Mato Grosso

Autores

  • Luana Aparecida Gomes da Silca Faculdade Fasipe Cuiabá
  • Virgínia Luiza Silva Costa Faculdade Fasipe Cuiabá

Palavras-chave:

Polícia militar, Suicídio, Tentativa de Suicídio

Resumo

As tentativas de suicídio são atos cometidos por indivíduos que pretendem tirar a própria vida, no qual o desfecho não resulta em óbito. O objetivo de analisar os aspectos relacionados à tentativa de suicídio entre os policiais militares do Município de Cuiabá, Mato Grosso. Foi realizado um estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa. Fez-se um questionário estruturado, subdividido em 3 Seções: Questionário sociodemográfico, Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) e o Questionário que analisou sobre pressões sociais, trabalho e tentativa de suicídio. Resultado: Foram entrevistados 179 policiais militares, sendo 91,1% do sexo masculinos, 69,3% alegaram possuir nível superior completo; a religião mais prevalente citada foi a católica com 46,4% dos participantes, e com relação ao tempo de serviço na PM temos 31,1% de 5 a 10 anos e 28,5% de 10 a 15 anos. Rastreou através do SRQ-20 que 50,84% possui transtorno mental comum e que 12,3% refere ter ou já ter tido ideação suicida. Assim, a detecção precoce e o tratamento apropriado da tentativa de suicídio são importantes na prevenção, o que é difícil acontecer, pois, os policiais militares referem medo de falar sobre isso e serem suspenso do serviço policial ou terem outras sanções. A literatura confirma que o tema suicídio é um tema pouco discutido na estrutura organizacional militares, fato que resulta em diagnósticos tardios TMC ou em suicídio consumado

Biografia do Autor

Luana Aparecida Gomes da Silca, Faculdade Fasipe Cuiabá

Acadêmico de Enfermagem, Curso de Enfermagem. Faculdade Fasipe Cuiabá

Virgínia Luiza Silva Costa, Faculdade Fasipe Cuiabá

Professora Mestra em Ciências da Saúde, Curso de Enfermagem. Faculdade Fasipe Cuiabá

Referências

ALMEIDA, A.S. Uma análise sobre suicídio no contexto da psicologia organizacional. Bahia, 2017.

BASTOS, A.V.B, GONDIM, S.M.G. Suicídio e trabalho: Problemas conceituais e metodológicos que cercam a investigação dessa relação, revista ordem pública, Scielo, 2010.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO. Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil, 2021. Disponível em < https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-deconteudo/publicacoes/boletins/boletinsepidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf> acesso em 03 de Junho de 2022.

COLETA, D.M.S.A. COLETA, D.F.M Fatores de estresse ocupacional e coping entre policiais civis, São Paulo, 2008.

DEJOURS, C. Suicídio e trabalho: o que fazer, 2010. 16p. DURKHEIM, E. (2004), O suicídio. São Paulo: Martins Fontes.

FARIA, R.V.C. Reflexões sobre o stress e o fator humano na atividade policial, Scielo, 2009.

FRANCO, M.F. Fatores de risco, fatores protetivos e prevenção do suicido entre policiais e outros agentes da lei: Perspectiva Internacional, Rev. Psicologia: Saúde mental e Seg. Pública BHte 97-114, Scielo, 2018.

FURTADO, M.G.T. HAUER, D.R. SANTOS, B.O.R. O sofrimento psíquico de policiais militares em decorrência de sua profissão: Revisão de literatura, revista gestão & saúde (ISNN 1984-8153) Scielo, 2019.

GUIRADO, P.M.G, PEREIRA, N.M.P. Uso do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para determinação dos sintomas físicos e psicoemocionais em funcionários de uma indústria metalúrgica do vale do Paraíba/SP. (RJ, Brasil), 2016.

MIRANDA, D. BORGES, D. CANO, I. GUIMARÃES, T. NOVAES, F. RIBEIRO, S.M. FURTADO, C.C. MENEZES, R.P.L. SILVA, V.V.A. OLIVEIRA, N.M.P. REIS, S.M. SÁ,S.G.B. RIBAS, F.R. O comportamento suicida entre profissionais de segurança pública e prevenção no Brasil, Centro de estudos e pesquisa em saúde coletiva – CEPESC, 2014.

MUNIZ,J. CARUSO, H. FREITAS, F. Os estudos policiais nas ciências sociais: Em balanço sobre a produção brasileira a partir dos anos 2000, São Paulo 2018.

OLIVEIRA, C.V.R ASSIS, G.S. MINAYO, S.C.M. Impacto das atividades profissionais na saúde física e mental dos policiais civis e militares do Rio de Janeiro (RJ, Brasil) Ciência & Saúde coletiva, Scielo, 2008.

OLIVEIRA, R.L. BENEDETTI, C.O.A. Suicídio em Mato Grosso – Brasil, Cuiabá, 2018.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Prevenção do suicídio: um manual para médicos clínicos gerais, 2000.

POLICIA MILITAR. Museu da PM, c.2018. disponível em <http://www.pm.mt.gov.br/museu- dapm-historia> acesso em 03 de Junho de 2022.

PORTO, D. SILVA, N.D. Prevenção do suicídio na polícia militar: A percepção do problema e alguns cuidados importantes a serem tomados pelos comandantes, revista ordem pública e defesa social, Scielo, 2018.

RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Disponível em <https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf> acesso em 03 de Junho de 2022.

SOARES, C.G.S, SCHLINDWEIN V.D.C. Suicídio e trabalho: uma revisão sistemática da literatura brasileira. Artigo de revisão de literatura, 2020.

SOUSA, ET AL. Abordagem na tentativa de suicídio: Manual teórico-prático para 31 profissionais da segurança pública. Edições INESP: Fortaleza, 2018.

________________. Ouvidoria da polícia de São Paulo. Uma análise crítica sobre o suicídio policial. São Paulo, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Silca, L. A. G. da, & Costa, V. L. S. (2023). Aspectos relacionados à tentativa de suicídio entre os profissionais de segurança pública militares do munícipio de Cuiabá, Mato Grosso. Revista Mato-Grossense De Saúde, 2(1), 140–155. Recuperado de https://revistas.fasipe.com.br/index.php/REMAS/article/view/258