Diabetes Mellitus gestacional
plano de ação para prevenção e acompanhamento em unidade de atenção básica
Palavras-chave:
Diabetes, Plano de ação, Atenção BásicaResumo
A diabetes Mellitus Gestacional (DMG), tem sido uma preocupação constante dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), devido ao aumento considerável de casos registrados nos últimos anos. Os riscos de uma gestação acometida pelo Diabetes, são alarmantes tanto para a gestante quanto para o feto, podendo ocasionar intercorrências obstétricas e até aborto. Em casos em que a DMG é diagnosticada é necessário que a gestante, seja encaminhada para um acompanhamento de pré-natal especial e realize o controle glicêmico, inicialmente com práticas de atividades físicas e mudança nos hábitos alimentares e posteriormente, caso, não haja resultado efetivo, conciliar com tratamento medicamentoso. Dentro da atenção básica, realiza-se a estratificação dos casos confirmados para uma unidade de acompanhamento especial e prioriza-se a prevenção de novos casos, através da educação em saúde e orientações durante as consultas de pré-natal. OBJETIVO: Este artigo tem como objetivo desenvolver um plano de ação que possibilite a eficiência na prevenção, rastreamento e estratificação de casos de Diabetes Mellitus Gestacional, quantificar o número total de gestantes diagnosticadas e facilitar a visualização de estratégias utilizadas no enfrentamento da DMG, aplicadas na Estratégia de Saúde da Família Caic I, no município de Rondonópolis-MT. METODOLOGIA: Revisão de literaturas consultadas nas bases de dados, Scielo, MS, PubMed, Federação Internacional de Diabetes, publicadas a partir do ano de 2012. No período de setembro e outubro de 2024. Como critérios de inclusão, foram admitidos na pesquisa, artigos que tratavam do tema proposto, publicados em um período igual ou superior a 2012, em língua portuguesa ou inglesa e como critério de exclusão, artigos cujo conteúdo na íntegra não estivesse disponível, com data de publicação inferior a 2012 e cujo tema/resumo não atendesse os descritores. O plano de ação foi desenvolvido após o levantamento de problemas da unidade da Estratégia de saúde da família Caic I, no município de Rondonópolis-MT, utilizando a ferramenta de gestão 5W2H. CONCLUSÃO: Os dados apresentados apontam uma quantidade superior de gestantes na unidade com complicações de diabetes gestacional comparado a média brasileira. Ao apresentar o plano de ação para os profissionais, os mesmos se comprometeram em aplicar os métodos propostos a partir do mês de outubro de 2024, com fim de melhorar a assistência no grupo de gestantes da unidade.
Referências
ARABIN, B.; BASCHAT, A. A. Pregnancy: an underutilized window of opportunity to improve long-term maternal and infant health—an appeal for continuous family care and interdisciplinar communication. Frontiers in Pediatrics, v. 5, p. 69, 2017. doi: 10.3389/fped.2017.00069.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 02 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção Básica: um compromisso do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 03 out. 2024
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de gestação de alto risco. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 02 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 03 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRUNNER, L. S.; SUDDARTH, D. C. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. v. II, p. 1462-1463.
INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. IDF Diabetes Atlas. 10. ed. Brussels: International Diabetes Federation, 2021. Disponível em: http://www.diabetesatlas.org. Acesso em: 02 out. 2024.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE; MINISTÉRIO DA SAÚDE; FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Tratamento do diabetes mellitus gestacional no Brasil. Brasília, DF: OPAS, 2019.
TEIXEIRA, C. P.; GASQUE, K. C. S.; GUILAM, M. C. R.; MACHADO, M. F. A. S.; AZEVEDO, N. G.; CASTRO, R. F. Educação na saúde: fundamentos e perspectivas. 1. ed. p. 44-62, Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Mato-grossense de Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.