Recursos fisioterapêuticos eficazes no tratamento de crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Thielly de Jesus da Silva Penha Centro Universitário Fasipe
  • Larissa Silveira Carvalho Villa Villa Centro Universitário Fasipe
  • Lilian Garlini Viana Pinheiro Centro Universitário Fasipe

Palavras-chave:

Encefalopatia, Bobath, Fisiopatologia

Resumo

A paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica comum na infância, caracterizada por desordens motoras permanentes que afetam o desenvolvimento do movimento e da postura. Essas disfunções resultam de lesões não progressivas no cérebro em desenvolvimento. A fisioterapia é essencial no manejo desses pacientes, visando aperfeiçoar sua funcionalidade e qualidade de vida. Este trabalho de conclusão de curso investiga os recursos fisioterapêuticos mais eficazes no tratamento de crianças com PC, destacando a importância de uma intervenção precoce e multidisciplinar. A revisão da literatura abrange definições, fisiopatologia, diagnóstico, classificação e tratamento da PC, com foco nos métodos terapêuticos de Bobath, Phelps e Kabat. Cada método é avaliado quanto à sua eficácia na melhoria do controle motor, função sensorial e desempenho em atividades diárias. A metodologia consiste em uma revisão de literatura abrangente, baseada em artigos científicos, livros e outras fontes pertinentes, publicados entre 1994 e 2024. O objetivo é descrever os recursos fisioterapêuticos eficazes para crianças com Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância, oferecendo uma visão atualizada sobre as melhores práticas fisioterapêuticas para pacientes com PC. A análise dos dados destaca a importância de um tratamento individualizado, que considere as necessidades específicas de cada paciente, promovendo assim o máximo potencial de desenvolvimento e autonomia. A revisão da literatura evidenciou a relevância e a eficácia dos recursos fisioterapêuticos no tratamento de crianças com PC. Métodos como Bobath, Phelps, Kabat, Hidroterapia e Equoterapia, são fundamentais para a melhoria do controle motor e da função sensorial e desempenho em atividades diárias, destacando a necessidade de uma intervenção precoce e multidisciplinar. A análise reforça a importância de um tratamento personalizado, adaptado às necessidades específicas de cada paciente, visando promover o máximo potencial de desenvolvimento e autonomia. Conclui-se que a fisioterapia desempenha um papel vital na melhoria da qualidade de vida dessas crianças, sendo essencial a contínua atualização e formação dos profissionais para garantir a aplicação das melhores práticas terapêuticas disponíveis.

Biografia do Autor

Thielly de Jesus da Silva Penha, Centro Universitário Fasipe

Acadêmica de Graduação, Curso de fisioterapia, Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE.

Larissa Silveira Carvalho Villa Villa, Centro Universitário Fasipe

Professora Mestre em Promoção da Saúde. Curso de Fisioterapia, Centro Universitário Fasipe - Unifasipe.

Lilian Garlini Viana Pinheiro, Centro Universitário Fasipe

Professora Mestre em Ciências em Saúde. Curso de Fisioterapia, Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Penha, T. de J. da S., Villa, L. S. C. V., & Pinheiro, L. G. V. (2025). Recursos fisioterapêuticos eficazes no tratamento de crianças com paralisia cerebral. Revista Mato-Grossense De Saúde, 3(1), 157–169. Recuperado de https://revistas.fasipe.com.br/index.php/REMAS/article/view/531